Pediatria e Puericultura

Pediatria é a especialidade médica dedicada à assistência à criança e ao adolescente, nos seus diversos aspectos, sejam eles preventivos ou curativos.

Os aspectos preventivos envolvem ações como aleitamento materno, imunizações (vacinas), prevenção de acidentes, além do acompanhamento e das orientações necessárias a um crescimento e desenvolvimento saudáveis (puericultura). Já os curativos correspondem aos diversos procedimentos e tratamentos das mais diversas doenças exclusivas ou não da criança e adolescente.

O pediatra é o médico com formação dirigida exclusivamente para os cuidados da criança e do adolescente, com uma formação que compreende no mínimo dois anos de residência médica ou curso de especialização equivalente a pós-graduação, entretanto, somente os profissionais que concluíram curso de residência médica conseguem a inscrição da especialidade junto ao registro do CRM.

Puericultura (do latim puer, pueris, criança) é a ciência médica que se dedica ao estudo dos cuidados com o ser humano em desenvolvimento, mais especificamente com o acompanhamento do desenvolvimento infantil.


Pneumologia Pediátrica

Pneumologia pediátrica é a especialidade dedicada ao diagnóstico e tratamento de doenças do aparelho respiratório. Doenças pulmonares agudas e crônicas e doenças não-pulmonares que afetam o sistema respiratório da criança: Asma (bronquite), Bebê Chiador, Pneumonias, Derrame Pleural, Displasia Broncopulmonar, Fibrose Cística, Doenças Aspirativas, Tuberculose, Infecções de Vias Aéreas Superiores, e outras.

Alergologia e Imunologia

Alergologia e Imunologia é a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento das doenças alérgicas e do sistema imunológico. Entre outras coisas, se preocupa com o funcionamento fisiológico do sistema imune de um indivíduo no estado sadio ou não; o mal funcionamento do sistema imune ocasionam as doenças imunológicas: deficiência imune primária, rejeição pós enxerto; além de infecções bacterianas, virais ou fúngicas de repetição ou com complicações e evolução grave não usual, meningites assépticas de repetição, imunodeficiências associadas a auto-imunidade, antecedentes familiares relevantes de imunodeficiências, infecções, dermatoses cutâneas extensas sem outras etiologias (ex. eczemas, furunculose ou abscessos);

Quando falamos das enfermidades alérgicas, não podemos esquecer:

· Enfermidades alérgicas respiratórias: lactente com sibilância, asma sem melhora com tratamento habitual, rinossinusites de repetição,  rinites...

· Enfermidades cutâneas alérgicas: dermatite atópica, dermatite de contato, urticária aguda ou crônica, farmacodermias;

· Picadas de inseto e anafilaxia;

· Alergias alimentares: com sintomas cutâneos, intestinais e/ou respiratórios; como a alergia à proteína do leite de vaca ou soja...

· Reações adversas a fármacos

· Conjuntivites alérgicas


Av. São Gabriel 333, 13 andar - Itaim Bibi - Cep:01435-001 - São Paulo – SP – Brasil


todos os direitos reservado a Clinica Kiertsman - 2012