Enurese
A enurese é o conhecido xixi na cama, que é uma perda involuntária de urina numa idade que a criança já deveria ter esse controle. Qdo ocorre durante o sono, à noite, chama-se de enurese noturna.
A Enurese incide em 15% das crianças acima de 5 anos. É mais comum em meninos do que em meninas na proporção de 3:2. Mais do que 80% das crianças enuréticas apresentam o sintoma somente à noite, e acabam molhando a cama. Daí a origem do termo Enurese Noturna.(Fonte Enurese em foco)
Essas crianças muitas vezes, em decorrência da enurese, tem um quadro social mais restrito, não dormem nas casas de familiares e colegas... e a partir daí, podemos ver algumas consequências emocionais, como timidez, ansiedade, isolamento social , entre outros. Sendo assim, a auto estima dessas crianças pode ficar bastante prejudicada. Por isso, antes de qualquer explicação, fica aqui nosso apelo de que não recriminem nem castiguem suas crianças quando isso acontecer!!! Pois como já foi dito, não é um ato voluntário! Às vezes, a criança que já não fazia xixi na cama volta a fazer devido a alguma mudança como a chegada de um irmãozinho ou separação dos pais. O emocional fica perturbado. Neste caso, dê um pouco mais de atenção ao pequeno e não o reprima por ter molhado a cama.
Causas
Há uma grande incidência familiar. Se um dos pais foi enurético, a chance da criança apresentar enurese é de 40%.
Há também um grande número de causas fisiopatológicas.
Como psicóloga, acho sempre importante descartar-se qualquer comprometimento físico (causas orgânicas), para que o tratamento comportamental possa ser efetivo.
Em relação às causas psicológicas, podemos ter, por exemplo:
* Dissolução familiar por morte ou divórcio
* Nascimento de irmão
* Mudança de casa
Ou seja, situações que podem gerar ansiedade e insegurança nas crianças.
Dicas de Tratamento
Conversem com seus filhos...tentem estabelecer algumas rotinas, como tomar menos líquido à noite, sempre fazer xixi antes de dormir, entre outras.
Usem sempre o reforço positivo quando a cama não amanhecer molhada. E não punam qdo o contrário acontecer, apenas conversem.
O grande passo para a resolução da enurese noturna é o estímulo para que a criança afetada assuma responsabilidade frente ao problema e queira resolvê-lo. Para tanto, a criança deve participar ativamente de todas as discussões.
Seu sentimento de culpa frente à enurese deve ser minimizado pelo esclarecimento dosprováveis fatores favorecedores, dentre eles, a incidência familiar, se for o caso.
Quando necessário, há também tratamentos que se baseiam em treinamento vesical, abordagem farmacológica e uso de alarmes.