Dor Abdominal Crônica

A dor abdominal crônica (DAC) é um problema clínico comum na infância e adolescência, sendo responsável por grande número de atendimentos nos consultórios de pediatria. Considera-se a existência de dois picos etários de ocorrência: o primeiro entre 4 e 6 anos e o segundo entre 7 e 12 anos de idade. A DAC usualmente é funcional, ou seja, não é secundária a uma doença orgânica. Entretanto, o padrão recorrente do sintoma, assim como a suspeita de uma doença grave, pode causr grande ansiedade na criança e nos pais.

O primeiro conceito de DAC na infância foi definido em 1958: três ou mais episódios de dor abdominal, de intensidade suficiente para interromper as atividades habituais, ocorrendo em um período não inferior a 3 meses. A DAC na infância ainda é um sintoma de compreensão difícil e a determinação da causa um processo elusivo. Corresponde a um grupo heterogêneo, que varia consideravelmente em etiologia, fisiopatologia, sintomas e abordagem.

A abordagem da criança com DAC dependerá da hipótese diagnóstica e será específica para cada doença quando houver suspeita de uma causa orgânica. o tratamento deverá ser individualizado e as metas da terapêuticas visarão diferentes aspectos, nas diferentes doenças. A terapêutica pode incluir: abordagens dietéticas, medicamentos, suporte psicológico e terapias suplementares.


Av. São Gabriel 333, 13 andar - Itaim Bibi - Cep:01435-001 - São Paulo – SP – Brasil


todos os direitos reservado a Clinica Kiertsman - 2012