Dermatite Atópica
A Dermatite atópica é uma doença inflamatória crônica da pele, muito pruriginosa, que ocorre em pacientes com história familiar ou pessoal de alergia. É mais frequente no início da infância, sendo que 85% dos casos ocorrem até os 5 anos de idade. Atinge 10% das crianças no Brasil. Essa alta incidência é devida a vários fatores, como a exposição precoce a alérgenos e irritantes ambientais, maior ingestão de aditivos alimentares e menor tempo de aleitamento materno.
Um pobre controle da doença no início da vida está associado a um aumento do risco da persistência da doença em adolescentes e adultos jovens e o desenvolvimento de outras doenças alérgicas, como a rinite alérgica e a asma.
A localização das lesões varia de acordo com a idade. Até os 2 anos de idade, acomete principalmente a face e a parte extensora dos membros, dos 2 anos até a adolescência, predomina nas dobras dos braços, pernas, pescoço e também acomete ao redor dos olhos. No adulto, predomina também nas dobras, mas podem ocorrer em qualquer região.
O diagnóstico é clínico, associado a história familiar de atopia e complementado por testes alérgicos realizados pelo médico alergista e exames laboratoriais. O tratamento compreende um controle ambiental adequado evitando a exposição aos alérgenos envolvidos, cuidados específicos com a pele (como o banho e uso de vestimentas adequadas), controle dos sintomas.