Dengue
A dengue é considerada a virose urbana mais difundida no mundo.
O vírus da dengue é um RNA vírus do gênero Flavivirus, pertencente à família Flaviviridae. São conhecidos quatro sorotipos diferentes do vírus da dengue; cada um dos quatro sorotipos tem variantes genéticas, existindo uma associação entre determinadas variantes genéticas dos sorotipos com maior gravidade da infecção.
Em relação às características genéticas do hospedeiro associadas à maior gravidade, destacamos a idade (mais frequente em crianças), sexo (feminino), raça (branca) e indivíduos com doenças crônicas (especialmente asma, diabetes, hemoglobinopatias) Os mosquitos do gênero Aedes são os responsáveis pela transmissão da dengue ao homem. Os sintomas geralmente se iniciam 4 a 7 dias após a picada do mosquito, podendo este período de incubação (conhecido como período intrínseco de incubação) variar de 3 a 14 dias.
Cíclo de transmissão vírus da Dengue
As manifestações clínicas da doença são bastante variadas, desde formas assintomáticas até formas graves da doença, podendo evoluir para o óbito. O quadro da dengue clássica é caracterizado por febre alta, de início abrupto, com duração de 2 a 7 dias (fase febril), acompanhada de dor de cabeça, dor para engolir, dor muscular, dor nas articulações, dores na região atrás dos olhos, inapetência , cansaço, olhos vermelhos, náuseas, vômitos, vermelhidão no corpo, e, em alguns casos, sangramento nas gengivas, nariz; e aparecimento de pequeninas manchas puntiformes violáceas pelo corpo.
Condutas de prevenção:1. Vacina
2. Controle do vetor – medidas físicas, químicas ou biológicas.