Crise convulsiva, o que devemos saber
Assistir a uma crise convulsiva é algo que impressiona a maioria das pessoas. Mas o importante, é ter tranquilidade e ter consciência de que não "pega". Conheça abaixo algumas medidas práticas:
- Coloque a pessoa no chão para evitar que ela caia.
- Remova da área objetos perigosos que possam ferí-la.
- Afrouxe as roupas.
- Vire a cabeça para um lado, pois isso deixa a saliva fluir, facilita a respiração e evita que a pessoa sufoque ou aspire as secreções.
- Não tente fazê-la voltar a si dando-lhe água para beber.
- Não tente conter os movimentos.
- Fique ao lado da pessoa até que sua respiração volte ao normal. Algumas pessoas ficam sonolentas ou confusas após a crise; chama-se fase pós-comicial.
- A maioria das crises é de curta duração, mas se prolongar ou se forem repetidas leve a pessoa ao serviço de urgência mais próximo.
- Em caso de febre, coloque no banho (morno-frio)imediatamente e dê um antitérmico, de preferência dipirona. Se necessário, em caso de febre persistente, intercale outros antitérmicos e procure serviço médico. As crises convulsivas febris acontecem não pela temperatura estar alta, mas sim pela elevação rápida da temperatura!!!!!! São mais frequentes em crianças de seis meses a cinco anos de vida.