Asma

É uma doença inflamatória crônica das vias aéreas que ocorre em indivíduos susceptíveis geneticamente, caracterizada pela resposta aumentada das vias aéreas inferiores e com diminuição variável do fluxo aéreo, que melhora de forma espontânea ou com uso de medicamentos.

A contração do músculo do brônquio leva ao seu fechamento com retenção de ar dentro deles impedindo que o ar inspirado entre para ocorrer a troca gasosa entre o ar limpo e o sujo, decorrente do contato com poeira, ácaros, odores fortes , fumaça de cigarro, ar frio, exercícios entre outros.

Ocorre na inflamação um inchaço da mucosa das vias aéreas com diminuição da passagem do ar, desencadeando assim os sintomas da asma, que se manifesta por episódios recorrentes de sibilos ou chiado peito, falta de ar, tosse principalmente a noite e/ou pela manhã ao despertar e aperto no peito.

Estima-se que no Brasil 20% da população entre crianças e adolescentes têm asma, e sabe-se que é uma das principais causas de internações hospitalares no Brasil.

A predisposição genética associada a fatores ambientais favorece o quadro de asma que pode ser alérgica ou não alérgica.

“É muito importante o indivíduo não valorizar a crise e sim a doença, desta forma irá recorrer ao auxílio de um especialista a fim de ter uma melhor qualidade de vida”.

 

Av. São Gabriel 333, 13 andar - Itaim Bibi - Cep:01435-001 - São Paulo – SP – Brasil


todos os direitos reservado a Clinica Kiertsman - 2012