Aprenda a amamentar
Importancia da Amamentação
O leite materno, além de alimentar, contribui para a prevenção de infecções, alergias, melhora a imunidade, estimula o crescimento e o desenvolvimento neurológico e diminui a incidência de morte súbita no berço. Além disso tudo, asucção do seio é um excelente exercício para a musculatura oral, pois promove seu fortalecimento, traz condições mais adequadas para o creswcimento facial, previne alterações da arcada dentária, previne cáries dentárias, previne também alterações funcionais e favorece o desenvolvimento da fala.
“Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a amamentação deve começar dentro de uma hora de nascimento, deve ocorrer quantas vezes a criança quiser durante o dia e a noite. Mamadeiras e chupetas se possível devem ser evitadas.”
As definições de aleitamento materno adotadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e reconhecidas no mundo inteiro são as seguintes :
Aleitamento materno exclusive: quando a criança recebe somente leite materno, direto da mama ou ordenhado, ou leite humano de outra fonte, sem outros líquidos ou sólidos, com exceção de gotas ou xaropes contendo vitaminas, sais de reidratação oral, suplementos minerais ou medicamentos.
Aleitamento materno predominante: quando a criança recebe, além do leite materno, água ou bebidas à base de água (água adocicada, chás, infusões), sucos de frutas e fluidos rituais.
Aleitamento materno: quando a criança recebe leite materno (direto da mama ou ordenhado), independentemente de receber ou não outros alimentos.
Aleitamento materno complementado: quando a criança recebe, além do leite materno, qualquer alimento sólido ou semi-sólido com a finalidade de complementá-lo, e não de substituí-lo. Nessa categoria a criança pode receber, além do leite materno, outro tipo de leite, mas este não é considerado alimento complementar.
Aleitamento materno misto ou parcial: quando a criança recebe leite materno e outros tipos de leite.
É papel do pediatra orientar a mãe sobre os cuidados com a mama, assim como medidas para garantir uma boa produção de leite. Cabe a ele avaliar com muita atenção a uma mamada do recém nascido ao seio materno, com objetivo de proporcionar para a mãe e para o recém nascido um a mamada bem realizada, com bom desempenho e tranquilidade para mãe e filho, proporcionando assim uma experiência única na relação mãe-filho.